Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas é lançado na Santa Casa de Marília

Objetivo é capacitar profissionais da rede básica para encaminhar crianças e adolescentes ao tratamento de câncer o quanto antes

Em cerimônia que contou com a presença de representantes do Instituto Ronald McDonald e de autoridades locais, neste dia 13 de março, no salão de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Marília, foi lançado o Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas.

Através do programa, 356 profissionais de unidades da rede básica de saúde do município serão capacitados por médicas oncologistas pediátricas da Santa Casa de Marília para a detecção do câncer em crianças e adolescentes o quanto antes para posterior encaminhamento ao tratamento, aumentando assim as chances de cura.

As capacitações de profissionais da rede básica de saúde terão início no dia 2 de abril, no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” da Santa Casa de Marília.

O Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas é uma parceria da Santa Casa de Misericórdia de Marília com o Instituto Ronald McDonald e está sendo colocado em prática com o apoio irrestrito da Secretaria Municipal da Saúde.

Os recursos para a realização do Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas são advindos da campanha McDia Feliz 2019, que aconteceu nas duas lanchonetes do McDonald’s de Marília. Foram vendidos, no ano passado, 10.304 sanduíches Big Mac e 3.596 camisetas da campanha, com uma arrecadação total de R$ 267.923,85.

A Santa Casa de Marília participa do McDia Feliz há 20 anos e é pioneira no Programa Adote, em que tíquetes do Big Mac são comprados por empresas, pessoas físicas e o sanduíche é doado para entidades assistenciais da cidade.

Entre as benfeitorias para Marília trazidas pela campanha em parceria com o Instituto Ronald McDonald, ao logo dos anos, estão a construção da Casa de Apoio que abriga o Gacch (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias), o Consultório Odontológico implantado no Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, a reforma e modernização do Ambulatório de Quimioterapia Infantil e mais recentemente a contratação de equipe multiprofissional (duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista e assistente social) com dedicação integral ao setor de Oncologia Pediátrica do hospital mariliense.

A cerimônia

O coordenador do McDia Feliz em Marília, Alex Torres, fez uma prestação de contas da campanha do ano passado e agradeceu o apoio do Instituto Ronald McDonald. “Este programa está sendo lançado hoje graças ao empenho de todos os nossos colaboradores e esta parceria com o instituto que há muitos anos rende frutos ao hospital”.

O superintendente assistencial da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, lembrou da trajetória de 20 anos da campanha em Marília. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Everaldo Martins, franqueado do McDonald’s na cidade. Desde o início ele nos ajudou bastante e fez com que o McDia Feliz tivesse a força que tem hoje, mais estruturado e com mais gente envolvida”.

A líder do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, Viviane dos Santos Junqueira, comentou sobre os resultados deste trabalho, que já existe há 10 anos em diversas localidades do País. “É algo espetacular e muitos casos de câncer em crianças que demorariam para serem descobertos são rapidamente encaminhados para tratamento”.

O médico oncologista pediátrico, membro do Conselho Científico do Instituto Ronald McDonald, Renato Melaragno, elogiou a estrutura existente na Santa Casa de Marília e disse que muitos atendimentos vão para lugares mais distantes por falta desta detecção precoce do câncer em crianças e adolescentes. “Muita gente busca tratamento em Barretos que tem aqui, muitas vezes por falta deste trabalho para identificar os casos e orientar o hospital a ser procurado”.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, fez um agradecimento especial ao Instituto Ronald McDonald pelo suporte ao Programa Diagnóstico Precoce Salva Vidas. “Grande iniciativa da Santa Casa de Marília e tenho certeza que será uma parceria de sucesso com os nossos profissionais da rede básica”.

O 1º vice-provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, se emocionou ao falar das dificuldades enfrentadas pelas famílias na batalha contra o câncer. “Temos que agradecer por termos crianças saudáveis. É muito bonito o trabalho de todos vocês. Fico muito agradecido ao Instituto Ronald McDonald e à Secretaria Municipal da Saúde por esta parceria tão importante para todos nós”.

Ao final da cerimônia, o 1º vice-provedor da Santa Casa, Norival Carneiro Rodrigues e a  líder do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, Viviane dos Santos Junqueira, assinaram o convênio para o início do programa em Marília.