Em 2014, com as contas equilibradas e plena expansão, hospital comemora
85 anos de história e abre as portas para a comunidade
A Santa Casa de Marília deu início nesta sexta-feira, com
uma recepção aos diretores da Acim (Associação Comercial e Industrial de
Marília), a uma série de encontros com setores da comunidade. No ano em que
comemora 85 anos de história, a instituição reforça vínculos com a comunidade,
apresenta as novidades do hospital, difunde informação e reitera a necessidade
de apoio à causa da saúde pública, sob gestão filantrópica. Os representantes
do comércio saíram impressionados com a estrutura e o modelo de gestão do
complexo de saúde.
O encontro contou com a presença do presidente da
associação, Libânio Victor Nunes de Oliveira; o superintendente, José Augusto
Gomes; o segundo vice-presidente, Gilberto Joaquim Zochio, entre outros
diretores. O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, destacou números,
detalhou o “choque de gestão” que organizou as contas do hospital, recuperou o
crédito fiscal e social da instituição.
“Há uma dificuldade generalizada em relação ao financiamento
da saúde pública, mas hoje a Santa Casa de Marília está equilibrada. Temos tudo
rigorosamente sob controle, da contabilidade à questão da qualidade. Foi um
trabalho de reconstrução, feito com o comprometimento da Irmandade, da
diretoria e dos funcionários, com apoio da sociedade”, disse o provedor.
Tédde convocou parte dos coordenadores e diretores
executivos, para explicar, por áreas, algumas das principais melhorias, além
dos projetos que têm permitido o crescimento do hospital. Um vídeo
institucional, que ilustra a rotina nos mais de 25 mil m² de instalações, foi
exibido para os diretores da Acim, que ficaram impressionados. “Por mais
informado que o cidadão seja, quando passa na frente desse prédio não faz ideia
das realizações e da importância dessa Casa. A instituição está de parabéns por
esse trabalho sério e pode contar com nosso apoio”, disse Libânio Nunes.
Pelos números apresentados pela diretoria, é possível
compreender a surpresa dos diretores da Acim. Somente em cirurgias, o
crescimento, nos últimos doze meses, ultrapassou a marca dos 10%, com 10.039 procedimentos
em 2013. O hospital conta com 213 leitos, corpo clínico formado por 337 médicos;
são 1.007 funcionários, que trabalham numa área construída de 19,8 mil m². No
ano passado, a unidade foi responsável por 11.313 internações e fechou o ano
com 72% de todos os atendimentos destinados aos SUS (Sistema Único de Saúde).
Para o superintende da Acim, José Augusto Gomes, são
informações que precisam chegar ao conhecimento da comunidade. “Compreendemos
as necessidades da Santa Casa ainda melhor, depois desta visita. A instituição
faz um trabalho maravilhoso, que precisa ser divulgado”, disse. Já o empresário
José Luiz Leite, destaca a humanização. “A preocupação vai além da saúde. A
empolgação dos funcionários, o envolvimento, o trabalho social que é feito, são
maravilhosos. Como colaborador, já tive a oportunidade de contribuir e vou
ajudar sempre que possível”, afirmou.
O provedor se inspira em expressões da área da saúde, para
exemplificar o trabalho realizado pela administração. “Estamos cuidando do
‘coração do hospital’, dos equipamentos, adequando os setores, agregando
tecnologia, modernizando, recuperando e construindo novos espaços físicos. A
saúde estrutural da Santa Casa é cuidada de dentro pra fora. Quem passa na rua
não vê, mas estamos, literalmente, ‘desobstruindo artérias’, ‘transplantando
órgãos’ e fazendo com que o fluxo de atendimento seja mais rápido, mas
eficiente, ajudando um número cada vez maior de pacientes”, afirma o provedor.
Novos encontros, com setores da comunidade, serão realizados
nos próximos meses pela diretoria. Sérgio Stopato Arruda, diretor
administrativo, destacou a transparência. “Somos, eventualmente, surpreendidos
pelo desconhecimento das pessoas em relação ao trabalho da Santa Casa. Estamos
abertos ao diálogo e vamos minimizar o problema da desinformação. Somos um
hospital filantrópico, referenciado pelo SUS, e mais de 70% de tudo que fazemos
é voltado à rede pública. É importante que a população saiba que pode contar
conosco”, disse Arruda.
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