Instituição realizou, no último dia 30, a 15ª edição da campanha que mobiliza sociedade contra o câncer infanto-juvenil
Milhares de pessoas participaram da edição 2014 do McDia Feliz em Marília, no último dia 30. Nas duas unidades da rede de restaurantes, o dia foi de festa e animação com a presença de voluntários, artistas e muita gente disposta a contribuir com a cura do câncer infanto-juvenil. A Santa Casa é a instituição participante em Marília, um polo regional de atendimento oncológico. A campanha é a maior mobilização brasileira pela causa e conta com coordenação nacional do Instituto Ronald McDonald. Para o provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, a satisfação é grande e o momento é de gratidão.
O professor Marcos Flariso, que participou do McDia acompanhado de amigos, trocou seus tíquetes antecipados pelo Big Mac® e participou da festa. “Tudo que é feito de coração é prazeroso. Solidariedade se faz com ação e fico feliz de ver que a cada ano a participação da população é mais significativa”, disse.
Para a ativista cultural e social Silza Pericini Más Rosa, é a “campanha mais deliciosa que existe”. A voluntária faz parte do Gach (Grupo de Apoio a Criança com Câncer e Hemopatias). “É uma ótima oportunidade das pessoas que não podem, como eu, fazer um trabalho voluntário de ‘linha de frente’ estarem contribuindo de alguma forma”, afirmou.
A coordenadora local, Erica Legutcke, lembra que a ajuda vem de todos os setores. Por isso, o agradecimento é carinhoso, mas é geral e irrestrito. Até o grande dia, são meses de trabalho e centenas de envolvidos entre voluntários (funcionários da Santa Casa ou não), franqueado local, empregados da empresa, entidades de Marília que apoiaram a campanha, órgãos de apoio ou segurança como a secretaria municipal de Cultura, Emdurb e Gaoc (Grupo de Apoio e Orientação à Cidadania), associações de classe, clubes de serviço e muitas empresas.
“A estrutura cresce a cada ano e, felizmente, temos recebido muito apoio. Queremos agradecer a todos, cada um que contribuiu. Da pessoa que foi sozinha trocar um único tíquete às empresas que ‘apadrinharam’ restaurante e fizeram contribuição financeira. Após os procedimentos necessários para a apuração dos resultados, vamos compartilhar com todos e reiterar nossos agradecimentos,” prometeu a coordenadora.
Milton Tédde, que durante a tarde cumprimentou voluntários durante a campanha, lembrou que a mobilização é uma conquista não apenas do hospital ou do Instituto Ronald McDonald, mas da sociedade. Extrapolou Marília e tem atraído a região. “A campanha cresce a cada ano. Ficamos muito felizes com a edição de 2014, principalmente porque toda energia gerada pelo McDia Feliz contribui para a cura do câncer, pelos recursos revertidos e também pela informação propagada”, disse.
A previsão é que o Instituto Ronald Mcdonald deverá, até outubro, concluir as totalizações e divulgar os resultados por entidade. A campanha envolve, ao todo, 57 instituições participantes. O processo de apuração considera tíquetes descontados em restaurantes fora do município onde está localizada a entidade participante, além do desconto de alguns impostos. Há ainda o Fundo Nacional, que investe prioritariamente em projetos nas regiões onde não existe assistência a crianças e adolescentes com câncer ou o serviço é deficitário.
Comentários Facebook: