Colaboradores da Santa Casa de Marília participam de palestras sobre o tema do Setembro Verde

Os colaboradores da Santa Casa de Misericórdia de Marília participaram de palestras sobre o tema do Setembro Verde, neste dia 16 de setembro. A campanha foca a importância de informar aos seus familiares sobre a vontade de ser doador de órgãos. As enfermeiras da Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) do hospital mariliense, Tabata Neves e Kátia Bassini, passaram informações importantes aos funcionários nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Entrega de fitinhas verdes que simbolizam a campanha, folders e adesivos também foram promovidos antes do início das atividades, que aconteceram no salão de reuniões da Santa Casa de Marília.

Para fazer a doação de órgãos não é mais preciso constar a informação no RG, basta avisar sua família. Para um transplante de órgão é preciso haver a compatibilidade entre o doador e o receptor.

Os órgãos são destinados a pacientes que necessitam de transplante e estão aguardando em uma lista única de espera, por critérios definidos pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

As doações em vida podem ser feitas por qualquer pessoa saudável. Parte do fígado, um dos rins, parte da medula óssea ou parte do pulmão podem ser doados.

Já no caso de doadores falecidos, é preciso que seja constatada a morte encefálica, o que geralmente acontece com vítimas de dano cerebral irreversível. Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rins e córneas podem ser doados.

A campanha

Neste mês de setembro o prédio da Santa Casa recebe iluminação verde em alusão à campanha de doação de órgãos.

A Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Marília organiza o Setembro Verde. Além das palestras, visitas a escolas e outras instituições estão acontecendo para informar sobre a importância do ato que salva vidas.

No Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro (sexta-feira), o “Pedágio pela Vida” acontece nas proximidades do relógio de ponto da Santa Casa para conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre a importância da causa e de avisar os familiares deles sobre a vontade de ser doador. Representantes da Cihdott estarão passando as informações sobre a campanha das 6h às 7h, das 12h às 13h e das 18h às 19h.

E no dia 29 de setembro (domingo), a partir das 9h, acontece a 2ª Caminhada pela Vida, na avenida das Esmeraldas. A saída está prevista para a frente da praça da Emdurb, com percurso até a academia Polysport e retorno ao ponto de partida. Faixas e bexigas vão chamar a atenção da população para a importância da doação de órgãos e de comunicar aos familiares delas sobre a intenção em ser doador.

Nova palestra sobre “Doação de Órgãos” será realizada no dia 30 de setembro, às 19h, com a também enfermeira da Cihdott da Santa Casa de Marília, Micaele Cardoso.