VIDEOCONFERÊNCIA: Fisioterapeuta da Santa Casa de Marília destaca ventilação mecânica para pacientes com Covid-19


Daniel Kanashiro explanou para profissionais da saúde de municípios vizinhos

Através de videoconferência transmitida pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde) a profissionais de saúde de municípios vizinhos, o fisioterapeuta da Santa Casa de Marília, Daniel Kanashiro, explanou sobre ventilação mecânica para pacientes com Covid-19, no último dia 1º de junho.

“O pulmão com Covid-19 precisa de uma ventilação aprimorada. Infelizmente, vemos lugares utilizando um ventilador para até oito pacientes, enquanto que o ideal é que o equipamento seja individualizado, ou seja, atenda apenas uma pessoa”, explicou Kanashiro.

Segundo o profissional da Santa Casa de Marília, é inconcebível a conduta de utilizar um ventilador para muitos pulmões. “Esta prática pode gerar lesões no órgão, que não se regeneram como em outros tecidos”, afirmou ele.

Kanashiro destacou que a Santa Casa de Marília criou uma cartilha para identificar aspectos do paciente com Covid-19. “É importante esta orientação para sabermos se o paciente se enquadra no grau leve ou moderado”.

Esta capacitação de profissionais de saúde é primordial, tendo em vista a gama de fisioterapeutas que estão auxiliando no atendimento Covid-19, mesmo não sendo especialistas na área respiratória. “A atualização é fundamental para garantir um atendimento de qualidade”. 

Enfermeiros e fisioterapeutas de vários municípios da região acompanharam a videoconferência. A atividade foi importante para aprimorar o raciocínio dos profissionais da saúde frente às demandas que surgiram com o novo Coronavírus.






Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa
Comentarios do Facebook:



Links Úteis